NRF Retail’s Big Show 2024: uma análise das tendências do varejo mundial

janeiro 22, 2024

O NRF Retail’s Big Show 2024 em Nova Iorque, o maior evento de varejo o mundo, o qual tivemos a oportunidade de acompanhar pessoalmente por mais um ano, foi um marco para o futuro do varejo, trazendo à tona estratégias inovadoras e insights transformadores. Este evento destacou a importância dos modelos de negócios inovadores, ilustrados pelas lições de gigantes como Shein e Temu, e colocou em foco a necessidade de personalização e sustentabilidade no setor, com empresas líderes como a Macy’s à frente dessas iniciativas. 

O NRF ainda destacou o papel emergente da Inteligência Artificial e outras tecnologias avançadas no aprimoramento da experiência do cliente e eficiência operacional. As apresentações de líderes do setor, incluindo figuras como John Furner da Walmart e Michelle Gass da Levi Strauss & Co., ofereceram perspectivas valiosas sobre o crescimento e a inovação no varejo. A conferência ainda destacou a importância de proporcionar experiências excepcionais aos clientes, tanto online quanto offline, destacando a relevância das estratégias omnichannel e a o conhecimento mais profundo das necessidades do consumidor moderno. Este resumo do NRF Retail’s Big Show 2024 serve como uma janela para as tendências atuais e futuras do varejo, oferecendo um vislumbre do que está por vir para líderes do varejo que querem alcançar seus objetivos e faturar seus próximos milhões em 2024.

1. Modernização e expansão do portfólio:

Michelle Gass, CEO da Levi Strauss & Company, compartilhou a estratégia de modernização da marca centenária. A Levi’s vai trabalhar fortemente parta expandir seu portfólio para atender às necessidades em constante evolução dos consumidores e ser lembrada não apenas como uma marca de calças jeans que são uma referência, mas para vestir seus clientes em muitas ocasiões.

2. Revolução no comércio com dados:

Raj Subramaniam, CEO da FedEx, anunciou a FDX, uma plataforma revolucionária de comércio baseada em dados. A FDX conecta toda a jornada do cliente para impulsionar demanda, conversão e otimização de atendimento. 

3. Sustentabilidade como diferencial:

Grandes nomes como PepsiCo e Walmart destacaram a importância da sustentabilidade. Para 74% dos nascidos entre 95 e 2010 (geração Z), a responsabilidade social é mais importante que a marca ao escolher um produto. 

4. Inteligência Artificial no varejo:

John Furner (Walmart) e Marc Benioff (Salesforce) discutiram o impacto da IA no setor. Eles destacaram a importância de investir em IA para melhorar a experiência do cliente e otimizar operações no varejo, mas também da urgência do debate sobre o que nós queremos da IA, e quais valores vão nos guiar nessa nova etapa da humanidade.

5. Negócios em ascensão:

Líderes como a estrela do basquete e dos negócios Magic Johnson e Ed Stack CEO da Dick’s com mais de 800 operações de roupas esportivas nos EUA enfatizaram que para expandir, é necessário contratar as pessoas certas, ou seja, ter boas pessoas na equipe. Johnson, compartilhou sua mentalidade competitiva que sempre o fez jogar pra ganhar e que direciona também a gestão de seus empreendimentos comerciais, enquanto Stack, que foi eleito “Visionário do Varejo 2024”, destacou a importância dos erros no processo de inovação e de como mudou o rumo sempre que precis, orientado pelos objetivos internos e não pelas pressões do mercado ou de acionistas.

6. Evolução do luxo e inovações em AI:

Marc Metrick da Saks destacou a evolução da experiência de luxo nas lojas físicas. Avanços significativos em AI ofereceram eficiência operacional e experiências aprimoradas para o varejo. A Saks é reconhecida como um ponto central para clientes em busca das últimas tendências de designers. A empresa oferece consultorias de moda, conteúdo inspirador e eventos interativos. 

7. Excelência operacional na JCPenney:

Combate à alta rotatividade de colaboradores no varejo, mais flexibilidade aos funcionários da linha de frente e redução do estresse financeiro deles. A utilização do “super aplicativo” baseado em IA, WorkJam, proporciona soluções como agendamento flexível e acesso antecipado aos salários, aumentando a retenção e engajamento dos colaboradores e otimizando o tempo dos gerentes. 

8. Do e-commerce para o físico com escala e lucratividade:

3 líderes influentes no varejo, Harley Finkelstein (Shopify), Shay Mitchell (BÉIS Travel) e Kyle Leahy (Glossier) compartilharam insights sobre a evolução das lojas físicas. Destacaram a transformação dos espaços em experiências envolventes, a importância de manter a autenticidade, adaptar-se às mudanças do mercado e estratégias como lojas pop-up e “Store in Store” foram ressaltadas diante das preferências dos consumidores. 

9. Influência da Marca no valor de uma Rede de Lojas:

A WPP, líder global em análise de marcas, divulgou uma pesquisa sobre a influência das marcas no comportamento do consumidor e nos resultados financeiros do varejo em 2024. Segundo a pesquisa, as marcas mais influentes do varejo mundial combinam atributos, transcendência de barreiras de categoria, importância da loja física na percepção da marca, diversidade nas estratégias de influência e a necessidade de evolução constante para manter a relevância no mercado em constante mudança. 

10. Realidade aumentada na experiência do cliente:

Grandes marcas como Walmart e Salesforce apresentaram casos de uso bem-sucedidos de realidade aumentada para aprimorar a experiência do cliente. A experimentação virtual de produtos antes da compra, aumenta a confiança do consumidor. A tecnologia é aplicada não apenas para visualização de produtos, mas também para a personalização da oferta, reconhecendo os clientes e proporcionando recomendações precisas.

O NRF Retail’s Big Show 2024 foi mais do que uma vitrine de soluções para o varejo; foi um mergulho profundo nas tendências que redefinirão esta indústria no futuro. Desde modernização, sustentabilidade e a Inteligência Artificial, cada tendência aponta para um setor ágil, centrado no cliente e impulsionado pela inovação. O desafio está lançado, e as oportunidades apontam para aqueles que se adaptam e abraçam a mudança. O futuro do varejo já começou, e a NRF 2024 trouxe as peças-chave desse quebra-cabeça. 

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BioGrafia Dino
Mentor de vendas de varejo brasileiro. Empresário varejista, consultor de marketing de varejo e autor do livro A Loja que Vende
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